Vereadores de Maceió querem vistoriar hospitais estaduais após denúncias de falta de recursos

23 de outubro de 2025 às 18:07
Política

Vereadores querem fiscalizar suposto caos na saúde em Alagoas. - Foto: Dicom CMM/Divulgação

Por Francês News

Os vereadores de Maceió avaliam a criação de uma comissão especial para inspecionar pessoalmente hospitais, UPAs e ambulatórios mantidos pelo governo do Estado de Alagoas. A proposta, apresentada durante sessão plenária desta quinta-feira (23) pelo vereador Kelmann Vieira (MDB), surge como resposta a uma série de denúncias sobre atrasos em repasses financeiros, falta de pagamento de salários e reformas paralisadas em unidades de saúde da capital.

O vereador David Empregos (União Brasil), que levou o assunto ao plenário, citou exemplos concretos da crise: o fechamento da Maternidade Nossa Senhora da Guia por falta de recursos, a paralisação de servidores das UPAs do Tabuleiro do Martins e Jacintinho devido ao não pagamento do piso da enfermagem, as obras paralisadas nos ambulatórios Denilma Bulhões e Noélia Lessa, e a recente superlotação da Maternidade Santa Mônica. "Nunca vi um governo tão desastroso", afirmou o parlamentar, defendendo a fiscalização in loco.

A proposta recebeu apoio imediato de outros vereadores, como Caio Bebeto (PL) e Neto Andrade (PL). Kelmann Vieira argumentou que, embora exista uma Comissão de Saúde permanente, a gravidade da situação exige uma ação conjunta e direta. "As denúncias são diárias e são graves. O nosso papel enquanto vereadores é de fiscalização. A população de Maceió que procura essas UPAs não está sendo atendida", ressaltou. A comissão, se aprovada, terá a missão de verificar as condições de atendimento e infraestrutura das unidades de saúde estaduais localizadas no município.