Operação em Maceió desmantela rede de falso financiamento imobiliário que lesou milhares em todo o país
Por Francês News
A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) deflagrou na manhã desta quinta-feira (23) a Operação "Contrato Cego", que desmantelou uma organização criminosa especializada em aplicar o golpe do falso financiamento imobiliário. A investigação identificou 3.734 processos judiciais relacionados ao esquema em todo o Brasil, sendo 120 somente em Alagoas, com indícios de lavagem de dinheiro e crime organizado.
Dois homens, de 25 e 34 anos, foram presos nos bairros Benedito Bentes e Santa Lúcia, em Maceió. A ação, coordenada pelos delegados Dalberth Pinheiro e Michelly Santos, da Delegacia de Estelionatos, cumpriu dois mandados de prisão e oito de busca e apreensão em endereços localizados na Jatiúca, Farol, Serraria, Santa Lícia e Benedito Bentes.
Modus Operandi do Golpe
A organização criminosa atuava por meio de uma empresa de consórcios que enganava as vítimas com promessas falsas de entrega imediata de imóveis. Os criminosos induziam as pessoas a assinarem contratos de consórcio disfarçados de financiamentos habitacionais, mediante o pagamento de valores de entrada.
Com uma forte divulgação em redes sociais, os golpistas atraíam principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade financeira, que faziam pagamentos via PIX ou TED na ilusão de realizar o sonho da casa própria. Muitas vítimas perderam economias de anos com o golpe.
O nome "Contrato Cego" faz referência exatamente à omissão de informações essenciais sobre a verdadeira natureza do contrato, caracterizando os crimes de estelionato e associação criminosa (ORCRIM). A operação contou com um amplo efetivo policial de diversas especialidades, incluindo o Departamento Estadual de Aviação (DEA).