Alagoas: ex-deputado afirma ter “chegado antes dos indígenas” e defende mudar nome de cidade
Por Vinícius Rocha/Francês
Em audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (2), o ex-deputado estadual Edval Gaia Filho causou polêmica ao afirmar que os moradores não indígenas teriam chegado primeiro ao território de Palmeira dos Índios e, por isso, defendeu que a cidade deveria mudar de nome, retirando a referência histórica aos povos originários.
“Eu acho que é a gente, porque nós chegamos aqui primeiro do que eles, aqui na terra de Palmeira dos Índios. (...) Eu preciso solicitar à Assembleia Legislativa que se retire o nome de Palmeira, diz um bom nome, dos índios de Palmeira. Porque só tem atrapalhado a nossa terra, só tem nos atrapalhado”, disse Gaia, seguido por aplausos das pessoas que acompanharam o momento.
A proposta, feita em meio ao debate sobre a homologação das terras indígenas Xucuru-Kariri, gerou reação imediata de historiadores, indígenas e representantes da sociedade civil, que classificaram a fala como um “apagamento cultural” e um grave desrespeito à memória do município. Palmeira dos Índios possui raízes profundamente ligadas aos povos originários, marca registrada inclusive por escritores como Graciliano Ramos.
Nas redes, comentários apontam para uma tentativa de apagamento histórico da identidade cultural do município alagoano, enquanto outras pessoas criticam a fala do ex-deputado. Edval Gaia foi candidato em eleições recentes, incluindo uma corrida à prefeitura de Igaci, em que foi derrotado.
Leia a matéria completa aqui