Marluce Caldas, procuradora alagoana, toma posse como ministra do STJ nesta quinta-feira (4)
Por Francês News
Nesta quinta-feira (4), às 18h, a procuradora alagoana Maria Marluce Caldas Bezerra assumirá posse como ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A notícia será transmitida ao vivo pelo portal Francês News . Sua nomeação pelo presidente da República, após aprovação unânime do Senado Federal com 64 votos a favor, é um marco para a representação nordestina e feminina no segundo tribunal mais importante do país.
Natural de Palmeira dos Índios (AL) e formada pela Universidade Federal de Alagoas em 1982, Marluce Caldas ingressou no Ministério Público de Alagoas (MPAL) em 1986. Com uma trajetória de quase quatro décadas, ela atuou em diversas promotorias, incluindo áreas criminais, cíveis, eleitorais e de direitos humanos. Foi promovida a procuradora de Justiça em 2021 e também exerceu cargos de secretária estadual em Alagoas, nas pastas de Emprego e Renda e da Mulher e dos Direitos Humanos.
No STJ, o ministério integrará a 5ª Turma , onde assumirá a relatoria dos processos decorrentes da Operação Lava Jato no Paraná . Ela substitui o desembargador convocado Carlos Cini Marchionatti. Em entrevista à Rádio Francês FM , Marluce Caldas destacou que sua posse é uma vitória coletiva: "É uma sensação de que vale a pena a luta. É uma vitória especial da mulher alagoana, da mulher nordestina. Precisamos não apenas saber que podemos conquistar espaços, mas querer e lutar por eles".
Leia a matéria completa na Francês News