Relator da CPMI do INSS condição convocação de Campos Neto à relevância para investigação

01 de setembro de 2025 às 18:38
Política

Foto: reprodução

Por Francês News

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), reagiu com ressalvas ao pedido de convocação do ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto para depor na comissão. O requerimento, protocolado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), baseia-se em denúncias do Idec (2021) sobre práticas abusivas em empréstimos consignados a aposentados durante a gestão de Campos Neto.

Gaspar destacou que a convocação depende de três fatores: "Primeiro, se o presidente [da CPMI] vai pautar; segundo, se o colegiado aprova; e o principal: qual a relação com os fatos?". O relator acrescentou que, se necessário, não vê problemas em ouvir o ex-presidente do BC, mas defendeu que a "mesma régua" seja aplicada ao atual presidente, Gabriel Galípolo: "O princípio da igualdade tem que ser distribuído".

Os parlamentares petistas argumentaram que Campos Neto precisa de medidas claras para o BC em relação ao acesso de instituições financeiras aos dados sigilosos de beneficiários do INSS e às ações de fiscalização frente às irregularidades reportadas.

Leia a matéria completa na Francês News