Alexandre de Moraes autoriza Bolsonaro a fazer exames médicos em Brasília

12 de agosto de 2025 às 17:19
Política

Foto: Beto Barata/PL

Por Francês News

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro a deixar temporariamente a prisão domiciliar no próximo sábado (16) para realizar exames médicos em Brasília. A decisão atendeu a um pedido da defesa, que alegou problemas de saúde como refluxo e soluços refratários. Bolsonaro fará exames como endoscopia, tomografia, ultrassonografia e ecocardiograma no Hospital DF Star, onde permanecerá por 6 a 8 horas.

Condições da autorização

Moraes determinou que, após os procedimentos, a defesa envie em 48 horas um atestado médico detalhando os exames realizados e os horários de atendimento. Além disso, o ministro permitiu que Bolsonaro receba a visita de quatro aliados políticos: senador Rogério Marinho (PL-RN), deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), Ricardo Melo Araújo (vice-prefeito de São Paulo) e o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos-SP).

Contexto da prisão domiciliar

Em 4 de agosto, Moraes decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro e restringiu visitas após concluir que o ex-presidente usou perfis de familiares para burlar a proibição de se manifestar nas redes sociais. A medida faz parte do inquérito sobre interferência política envolvendo seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), investigado por supostamente articular com Donald Trump ações contra o governo brasileiro e ministros do STF.