Janja e Anielle Franco estarão em Maceió para visita à cooperativa de marisqueiras nesta quarta
Por Francês News
A primeira-dama Janja da Silva e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, cumprem nesta semana uma série de compromissos no Nordeste, com agendas em Pernambuco, Alagoas e Bahia voltadas ao fortalecimento de mulheres pescadoras e marisqueiras, juventude negra, povos de terreiro e cultura. Nesta quarta-feira (13), a comitiva estará em Maceió para conhecer o trabalho da Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras (Coopmaris).
Em Alagoas, cerca de 100 mulheres participarão de debates sobre associativismo e cooperativismo, venda direta do pescado, preservação ambiental da Lagoa Mundaú e aproveitamento da casca do sururu. A comitiva contará também com os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura), Renan Filho (Transportes) e Margareth Menezes (Cultura).
A maratona começou na terça-feira (12), em Itapissuma (PE), onde Anielle Franco visitou uma colônia de pescadoras e acompanhou a adesão do município ao Plano Juventude Negra Viva, iniciativa do Ministério da Igualdade Racial voltada a reduzir vulnerabilidades e ampliar direitos da juventude negra.
No município pernambucano, o Ministério das Comunicações também entregou 50 computadores para capacitação de moradores locais e ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
A programação será encerrada na sexta-feira (15), em Cachoeira (BA), com a entrega do título de Promotora da Igualdade Racial à Irmandade da Boa Morte, uma das entidades religiosas afro-brasileiras mais tradicionais do país, e a formalização da adesão à Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana.