Projeto relatado por Eudócia Caldas vira lei e cria política nacional contra o HPV

25 de julho de 2025 às 15:57
SAÚDE E POLÍTICA

Foto: reprodução

Por redação

A senadora Eudócia Caldas comemorou a sanção da Lei 15.174, que institui a Política Nacional de Enfrentamento da Infecção por HPV. Relatora do projeto no Senado, Eudócia classificou a medida como uma vitória da saúde pública e ressaltou o papel da ciência e da prevenção no enfrentamento do vírus.

“Foi sancionada a Lei 15.174, que cria a Política Nacional de Enfrentamento da Infecção por HPV”, anunciou Eudócia em vídeo divulgado nas redes sociais.
“Fui a relatora desse projeto no Senado Federal. E ele agora se transforma em uma política pública que vai salvar vidas”, completou.

A nova legislação estabelece diretrizes para ampliar ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e incentivo à pesquisa científica sobre o vírus, que é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo.

Durante a tramitação, a senadora apresentou dados considerados alarmantes:

“Um estudo com jovens brasileiros entre 16 e 25 anos mostrou que mais da metade está infectada por algum subtipo do vírus. E o mais grave: quase 40% desses casos envolvem genótipos de alto risco para o desenvolvimento de câncer”, alertou.

A parlamentar também destacou que a lei reforça a importância da vacinação gratuita, já disponível no SUS, principalmente entre crianças e adolescentes, para prevenir diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

“Essa é uma vitória da ciência, da prevenção e da vida. E eu sigo aqui, trabalhando para garantir mais saúde, mais cuidado e mais informação para todos”, finalizou Eudócia.