Líder do Movimento da População de Rua desmente governo de Alagoas e elogia ação da Prefeitura de Maceió

11 de julho de 2025 às 14:21
CRÍTICA

Foto: reprodução

Por redação

A coordenadora nacional do Movimento da População de Rua em Alagoas, Rafaelly Machado, publicou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (10) em que critica o governador Paulo Dantas (MDB) por tentar atribuir ao governo estadual uma ação que, segundo ela, foi inteiramente executada pela Prefeitura de Maceió.

A operação em questão retirou cerca de 30 famílias da Praça Sinimbu, no Centro da capital. Conforme Rafaelly, o município, sob a gestão do prefeito JHC (PL), realizou o cadastro das famílias, garantindo auxílio-moradia — já pago a 27 delas — além da entrega de cestas básicas, colchões e kits de higiene.

“Não houve nenhuma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas. Seguimos aguardando o aluguel prometido de R$ 800, mas até agora ninguém foi cadastrado, nem houve avanço por parte do Estado”, declarou Rafaelly.

A coordenadora também destacou que a ação integra o programa municipal Praça é Massa, que atua na transformação de espaços públicos e oferece remuneração equivalente a um salário mínimo, capacitação profissional e reintegração social. O programa envolve diversas secretarias, incluindo Saúde, Infraestrutura, Segurança Cidadã, Desenvolvimento Social e Bem-estar Animal.

Segundo Rafaelly, a parceria com a Prefeitura tem sido "fundamental para a construção de políticas públicas que respeitam o diálogo, a participação social e o protagonismo da população em situação de rua". Ela também informou que, por meio dessa articulação, as famílias da Sinimbu foram incluídas em programas como o Programa Operacional do Trabalho (POD).