Trump ameaça Apple com taxa de 25% caso iPhones não sejam fabricados nos EUA
g1
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (23) impor uma tarifa de importação de 25% sobre os produtos da Apple, a menos que os iPhones passem a ser fabricados nos EUA.
A ameaça, divulgada nas redes sociais, poderá aumentar drasticamente o preço dos iPhones nos EUA e prejudicar as vendas e os lucros da Apple, uma das principais empresas tecnológicas americanas.
A empresa se junta agora à Amazon, ao Walmart e a outras grandes empresas na mira da Casa Branca, que tentam responder à incerteza e às pressões inflacionárias desencadeadas pelas tarifas de importação determinadas por Trump.
"Há muito tempo, informei Tim Cook, da Apple, que espero que os seus iPhones vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, e não na Índia ou em qualquer outro lugar", publicou Trump no Truth Social.
"Se não for esse o caso, uma tarifa de pelo menos 25% deverá ser paga pela Apple aos EUA."
A Apple, liderada pelo CEO Tim Cook, em resposta às tarifas de Trump sobre a China, procurava transferir a fabricação de iPhones para a Índia, ao mesmo tempo que ajustava as suas cadeias de abastecimento.
Este plano tornou-se uma fonte crescente de frustração para o presidente dos EUA, que também o mencionou, na semana passada, durante a sua viagem ao Médio Oriente.