Chuvas em Alagoas já afetam mais de 3 mil pessoas; São Luís do Quitunde concentra maioria das vítimas
Redação
Alagoas chega ao sexto dia consecutivo de chuvas nesta terceira semana de maio, e o número de pessoas afetadas pelas precipitações intensas continua a crescer. Segundo atualização divulgada pelo governo do estado, já são 3.170 desabrigados e desalojados. O município de São Luís do Quitunde é um dos mais atingidos, com quase 2 mil vítimas registradas.
Apesar da gravidade da situação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL) reclassificou o alerta máximo para estado de atenção, com previsão de redução nos volumes de chuva nas próximas horas nas regiões de Maceió, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.
A Semarh-AL explica que a atuação de cavados atmosféricos sobre o Oceano Atlântico continua favorecendo a formação de nebulosidade e chuvas moderadas. As regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco ainda devem receber atenção especial devido à possibilidade de acumulados mais expressivos.
Mesmo com a previsão de diminuição das chuvas, o solo permanece encharcado, o que mantém o risco de alagamentos e elevação de pequenos córregos e riachos, especialmente em áreas urbanas com drenagem precária. Há também risco contínuo de deslizamentos de terra em encostas.