Filhotes de tartaruga-verde são soltos na praia de Guaxuma,
Redação
Na manhã da última quinta-feira (09), o Instituto Biota de Conservação realizou a soltura de 76 filhotes de tartaruga-marinha na praia de Guaxuma, em Maceió. O evento marca um raro nascimento da espécie na capital alagoana, cuja última ocorrência havia sido registrada em 2016.
O ninho, monitorado pela equipe do Biota, foi identificado no dia 25 de março, há 46 dias, durante as rotinas de acompanhamento nas praias da região. A análise do rastro deixado na areia — com as nadadeiras posicionadas lado a lado e a largura mais acentuada — levou os especialistas a identificarem a espécie como Tartaruga-verde (Chelonia mydas).
Conhecida por utilizar todo o litoral de Alagoas como área de alimentação durante as fases juvenil e adulta, a Tartaruga-verde tem como principais locais de reprodução as ilhas oceânicas do Brasil, como o Atol das Rocas (RN), Fernando de Noronha (PE) e a Ilha da Trindade (ES). Apesar disso, eventos reprodutivos em áreas continentais, como o ocorrido em Guaxuma, podem acontecer de forma esporádica.