AGU de Lula culpa governo Bolsonaro por fraudes no INSS
Por redação com O Antagonista
O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, afirmou no sábado, 10, que o governo Jair Bolsonaro foi responsável pelo “desmantelamento da rede de proteção social”, ao comentar fraudes descobertas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União no INSS.
“Precisamos falar com seriedade sobre o desmantelamento da rede de proteção social promovido pelo governo anterior. Isso, sim, não tem explicação!”, escreveu Jorge Messias no X.
O desmonte do INSS e da Dataprev não foi acaso nem descuido: foi um projeto consciente que atingiu diretamente os mais pobres e vulneráveis: dinheiro tirado de idosos! Benefícios represados, atendimento precarizado, estruturas sucateadas. Tudo isso comprometeu o papel essencial do Estado.”
A fraude foi revelada no mês passado por uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Os casos surgiram em 2019, sob o governo de Jair Bolsonaro, e aumentaram exponencialmente quatro anos depois, sob o governo Lula. No total, 6 milhões de pessoas vinham sendo descontadas mensalmente em seu salário de aposentadoria, a maioria sem consentimento, comprometendo ao todo R$ 6,3 bilhões. Os descontos só foram alegadamente suspensos em abril de 2025.
O esquema levou ao afastamento de seis servidores, à demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e à saída do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), após reunião com Lula.
O que Lula diz sobre as fraudes no INSS?
O presidente Lula (PT) também responsabilizou a gestão de Jair Bolsonaro (PL) pelo esquema de fraude que desviou bilhões de reais dos contracheques de aposentados e pensionistas do INSS.
Em entrevista concedida no sábado em Moscou, o petista afirmou:
“Graças a Deus, a CGU e a nossa Polícia Federal, no processo de investigação, com muita inteligência, sem nenhum alarde, conseguiram desmontar uma quadrilha que estava montada desde 2019”, disse.
Na sequência, acrescentou: “Vocês sabem quem governava o Brasil em 2019. Vocês sabem quem era ministro da Previdência em 2019. Vocês sabem quem era chefe da Casa Civil em 2019”.
Lula ainda sugeriu possível envolvimento de integrantes do antigo governo no caso.
“Nós vamos a fundo para saber quem é quem nesse jogo. E se tinha alguém do governo passado envolvido nisso. É isso que nós vamos fazer. Eu não tenho pressa. O que eu quero é que a gente consiga apurar para apresentar ao povo brasileiro a verdade e somente a verdade.”