Drª Rosa Gaia alerta para disparada de alergias alimentares em Maceió no Dia Nacional de Prevenção
Por redação
No Dia Nacional de Prevenção à Alergia, celebrado nesta terça-feira (7), a médica alergista Drª Rosa Gaia chamou a atenção para o aumento expressivo dos casos de doenças alérgicas, com destaque para as alergias alimentares. Em entrevista ao programa Jornal Nova Brasil Maceió, a especialista alertou que as mudanças nos hábitos de vida e no meio ambiente estão impactando a saúde da população de forma significativa.
“Acredita-se que a industrialização crescente, novos hábitos de vida, uma alimentação mais industrializada e a alteração climática estão afetando as pessoas. Mas também há outros fatores importantes, como o abuso de antibióticos e o aumento do número de partos por cesariana”, explicou Rosa Gaia.
Segundo a médica, as alergias alimentares apresentaram um crescimento expressivo nos últimos anos. “Elas cresceram 11 vezes nos últimos dez anos. Um a cada quatro pacientes que atendemos relata algum caso de alergia alimentar”, disse. Ela destacou que, entre crianças, os casos de alergia a leite e ovo têm se tornado cada vez mais comuns.
A especialista reforçou a importância de procurar um diagnóstico correto com médicos capacitados, principalmente no caso de crianças. “É fundamental que os pais levem seus filhos a um especialista para investigar e confirmar a alergia, evitando riscos e garantindo um tratamento adequado”, afirmou.
A data visa conscientizar a população sobre os cuidados e a prevenção de doenças alérgicas, que afetam milhões de brasileiros e têm impacto direto na qualidade de vida.