Planta do norte da Itália pode causar cegueira e queimaduras
iG
A região da Lombardia, que tem como capital Milão ( Itália), emitiu um alerta para a população sobre os riscos do contato com a planta exótica invasora conhecida como " panace de Mantegazza ", originária do Cáucaso – região que marca a fronteira entre a Europa e a Ásia.
A planta representa riscos graves à saúde. O contato com sua seiva gera sensibilidade à luz, podendo causar inflamações severas e queimaduras com bolhas, exigindo em alguns casos atendimento hospitalar. Seiva nos olhos pode resultar em cegueira temporária ou, em situações extremas, permanente. A toxidade da substância na seiva permanece mesmo horas após o contato, deixando com roupas contaminadas.

O aviso foi divulgado nas redes sociais da administração local na última semana, acompanhado de fotos da planta para ajudar no reconhecimento e orientações importantes sobre os perigos e os locais onde ela é mais comum.
“Já viu esta planta? É a panace de Mantegazza, originária do Cáucaso, com altura entre 3 e 5 metros e grandes inflorescências brancas. Se encontrá-la, não toque! O contato com a seiva pode provocar dolorosas erupções na pele”, diz a nota.
Segundo o documento, a planta é encontrada na Lombardia, principalmente ao longo de cursos d’água, em áreas próximas a florestas e terrenos abandonados.
Com nome científico “Heracleum mantegazzianum”, a panace de Mantegazza é uma planta herbácea de grandes dimensões e de crescimento rápido. Seu caule, robusto, pode atingir entre 5 e 10 centímetros de diâmetro na base e altura entre 2 e 5 metros — em casos raros, até 7 metros —, apresentando manchas avermelhadas visíveis também nas hastes das folhas.