Pneumologista alerta para cuidados no outono
Redação
Nesta segunda-feira (28), a pneumologista Marcela Costa participou de uma entrevista no Jornal Nova Brasil Maceió, onde destacou a relação entre a transição do clima — de calor para um período mais chuvoso — e o aumento de doenças respiratórias.
Segundo a especialista, o outono é uma época em que condições como rinite e asma tendem a se agravar, muitas vezes se associando a outras enfermidades, como a bronquite. “Quem tem doenças respiratórias já começa a sentir. Esse período coincide com o aparecimento de várias doenças, e muitas vezes há uma associação entre rinite e asma, levando a quadros de bronquite”, explicou a médica.
Marcela Costa ressaltou ainda que, embora a mudança climática seja um fator importante, a circulação de vírus respiratórios também contribui para o aumento de casos. “Por isso temos, neste período, a campanha de vacinação contra a gripe. Já estamos vendo muitas pessoas gripadas”, alertou.
A pneumologista aproveitou para reforçar a importância da vacinação, lamentando o impacto da desinformação. “Infelizmente, a desinformação fez com que muitas pessoas deixassem de se vacinar. Mas sabemos que as vacinas estão aí há anos, auxiliando a nossa saúde”, destacou.
A especialista orientou que, além de manter a carteira de vacinação em dia, é importante que quem tem doenças respiratórias procure acompanhamento médico para prevenir crises durante essa época do ano.