F1: Gasly vê Alpine na briga por título com novo regulamento em 2026
F1 Mania
Pierre Gasly acredita que a mudança no regulamento técnico da Fórmula 1 em 2026, pode abrir caminho para que a Alpine dispute o título. O francês demonstrou confiança no projeto da equipe e afirmou que enxerga no novo cenário a chance de alcançar seu objetivo máximo na categoria.
“Estou muito interessado porque em 2026 eu posso ser campeão. É algo em que estou colocando muito foco”, disse Gasly durante o final de semana do GP da Austrália.
Desde o retorno de Flavio Briatore como consultor executivo da equipe de Enstone, a Alpine tem reforçado seu compromisso de entrar forte na nova era da Fórmula 1. O time está entre os que pretendem usar o novo regulamento para diminuir a distância que hoje separa as equipes do pelotão intermediário das líderes.
Gasly, que passou quase toda sua carreira na F1 fora da disputa direta por vitórias, quer que a Alpine concentre seus esforços desde já no futuro. “Estou totalmente focado em 2025, mas como equipe estamos bem conscientes do que está em jogo neste e no próximo ano. A estratégia já foi definida para 2026”, disse ele.
O francês foi além: “Se dependesse de mim, colocaria todos os recursos e pessoas no projeto de 2026. Se terminar em oitavo, nono, sexto ou sétimo no campeonato deste ano não faz tanta diferença. Mas no próximo ano poderemos lutar por vitórias e pódios, isso sim é algo que importa”, acrescentou.
A Alpine deve ainda se beneficiar da troca de fornecedor de unidades de potência. A equipe deixará de usar motores Renault, considerados defasados desde o congelamento técnico em 2022, e passará a contar com os motores Mercedes, o que pode representar um salto de desempenho.
O otimismo também se estende a possíveis reforços no grid. Com o futuro de Max Verstappen na Red Bull Racing em debate, o ex-piloto de F1 Ralf Schumacher sugeriu que o holandês poderia considerar uma mudança para a Alpine. Quando questionado sobre a hipótese, Gasly reafirmou sua confiança no potencial da equipe: “Eu disse que no próximo ano posso ser campeão mundial, então sim, acredito que a Alpine tem o que é necessário para estar na frente do grid”, completou o francês.