Concurso de Merendeiras, promovido pelo Sebrae, chega à sétima edição com foco em qualidade e capacitação
Redação
Durante entrevista concedida nesta quinta-feira (24) ao Jornal Nova Brasil Maceió, no quadro do Sebrae, a analista Tatiana Eigler Lima destacou a importância da sétima edição do Concurso de Merendeiras, promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com diversas instituições.
Segundo Tatiana, o concurso tem como objetivo valorizar a alimentação escolar e fortalecer a relação com os produtores rurais, promovendo refeições de qualidade nas escolas públicas. “É um concurso que vem trabalhando com os produtores rurais e que a alimentação escolar seja cada vez mais de qualidade”, afirmou.
As adesões ao concurso por parte dos municípios poderão ser feitas entre os dias 28 de abril e 7 de maio. Nesta edição, 21 cidades alagoanas estão aptas a participar, desde que atendam a critérios como cozinha limpa, fogão funcionando e equipamentos em boas condições.
O concurso é dividido em várias etapas: após a adesão dos municípios, ocorre a capacitação das merendeiras com acompanhamento de nutricionista, abordando o que pode ou não ser utilizado na alimentação escolar. Em seguida, acontece a oficina prática com o Senac, onde são ensinadas técnicas como corte de alimentos e montagem dos pratos.
Encerradas as capacitações, as inscrições das merendeiras com suas receitas são abertas. As melhores são selecionadas para a etapa municipal — com até três concorrentes por cidade — seguidas das fases regional e estadual.
O concurso reforça o compromisso com uma merenda nutritiva, segura e saborosa, valorizando também o papel essencial das merendeiras no processo educacional.