Custo da construção civil em Alagoas sobe 1,15% em março e acumula alta de 4,62% em 12 meses
Redação
O setor da construção civil em Alagoas registrou uma alta de 1,15% no custo por metro quadrado em março, segundo dados do Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI), divulgados pelo IBGE. O valor médio passou para R$ 1.649,07 com desoneração da folha de pagamento, e para R$ 1.748,48 sem a desoneração.
Com esse resultado, o estado acumula uma elevação de 2,48% no ano e 4,62% nos últimos 12 meses (com desoneração), números que acompanham a tendência de aumento nacional, mas ainda dentro de uma faixa moderada. A alta mensal em Alagoas foi a maior da Região Nordeste em março.
Os reajustes salariais de categorias profissionais e o aumento no custo dos materiais foram os principais fatores apontados para a elevação dos custos no estado. A mão de obra, que representa uma parcela significativa no custo total da construção, também contribuiu para o avanço.
O cenário reforça a necessidade de atenção por parte do setor da construção em Alagoas, especialmente em um momento de inflação controlada, mas com pressões específicas em segmentos como o da construção civil.