Serial Killer de Alagoas vai ao primeiro julgamento nesta sexta-feira (11)
Redação
O ex-agente penitenciário Albino Santos de Lima, 42 anos, será julgado nesta sexta-feira (11) no primeiro de dez processos a que responde por assassinatos ocorridos em Maceió (AL). Conhecido como o “serial killer de Alagoas”, Albino é acusado de 18 homicídios cometidos entre 2019 e 2024, embora nem todos tenham sido denunciados pelo Ministério Público.
O júri, que ocorre na 8ª Vara Criminal da Capital, terá reforço policial devido à comoção pública causada pelos crimes. Preso desde setembro de 2024, Albino responderá hoje pela morte de Emerson Wagner da Silva e por uma tentativa de homicídio ocorrida no bairro da Ponta Grossa, em 21 de junho do ano passado. Caso seja condenado, pode pegar até 50 anos de prisão.
A defesa sustenta que Albino é inimputável por sofrer de transtornos mentais, afirmando que ele agia sob influência de uma suposta entidade espiritual. Já o Ministério Público, com base em laudo psiquiátrico, afirma que o réu tinha plena capacidade de entender seus atos e pede a pena máxima.
O julgamento, que deve ser concluído ainda hoje, envolve apenas uma vítima e quatro testemunhas. A promotoria considera as provas “cabais” e reforça a tese de premeditação. Albino confessou à polícia 18 assassinatos, dez deles entre 2023 e 2024. Após nova confissão em fevereiro deste ano, outros inquéritos foram reabertos.