Inteligência artificial é aliada dos pequenos negócios, afirma analista
Redação
A analista do Sebrae, Lyana Munt, destacou nesta quinta-feira (10), durante entrevista ao jornal Nova Brasil Maceió, a importância da inteligência artificial (IA) como ferramenta estratégica para os pequenos empreendedores. Segundo ela, a IA representa uma grande oportunidade para quem deseja se manter relevante no mercado, oferecendo agilidade, novas possibilidades e eficiência no dia a dia dos negócios.
“Hoje não é mais necessário depender de um programador para utilizar a tecnologia. A IA está acessível e pode funcionar como um ‘novo funcionário’, especialmente para empreendedores que trabalham sozinhos”, explicou Lyana, ressaltando o potencial da ferramenta em otimizar tarefas operacionais.
A analista também reforçou a importância de entender como a IA funciona e como ela pode ser aplicada para melhorar processos dentro das empresas. “Cada rede social tem sua própria inteligência, e é possível personalizar o uso da ferramenta de acordo com os objetivos do negócio”, disse.
Ela esclareceu ainda que o uso da IA não substitui o contato com o cliente, mas sim libera o empreendedor para focar mais na estratégia e no crescimento da empresa. Apesar disso, Lyana reconheceu que a procura por esse tipo de orientação ainda é baixa no Sebrae, já que muitos empresários estão apenas começando a descobrir como a IA pode ser útil.
“É preciso buscar conhecimento, entender os comandos e procurar consultoria específica para aproveitar melhor essa oportunidade”, concluiu.
O Jornal Nova Brasil Maceió vai ao ar de segunda à sexta das 6h30 às 8h00.