Capacitação para inserir jovens no mundo do trabalho abre nova turma
Redação com Assessoria
A Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), iniciou uma nova turma do Projeto + Oportunidade. No ano passado foram capacitados 118 Jovens Aprendizes, por meio desse projeto da Semdes.
O Projeto + Oportunidade é voltado para jovens que foram flagrados pela fiscalização da Semdes em situação de vulnerabilidade social, associada ao trabalho infantil e desprotegido. Segundo a diretora-geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente, Marcia Melo, todo o processo de encaminhamento desses jovens é feito pela Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente. “Fazemos a seleção e análise dos currículos e encaminhamos para empresas parceiras, assim que solicitam”, explicou.
Esse projeto tem encaminhado jovens para capacitação em cursos no Senac e para o programa Jovem Aprendiz. E, agora, eles têm a oportunidade de participar do programa Acessuas Trabalho, fazendo oficinas voltadas ao mundo do trabalho e de cursos profissionalizantes.
Vitor Felix, 20 anos, está buscando seu lugar no mercado de trabalho. "Já fiz várias entrevistas e até agora não consegui. Fiquei muito interessado nos cursos que vou poder fazer. Vai me ajudar muito a conseguir o meu primeiro emprego”, disse o jovem.
Os jovens do Projeto + Oportunidade estão se tornando aprendizes nas empresas parceiras: Cesmac, BRA Serviços e Energ, Engenharia Acender, Localine, Veleiro, Mix Mateus, Sindcombustiveis e Abrasel.
Bate-papo
Nessa terça-feira(25), 40 jovens compareceram à sede da Semdes, no bairro do Poço, para receber orientações sobre o projeto. São adolescentes indicados pelos equipamentos da Assistência Social, dos bairros do Vergel, Cruz das Almas e Benedito Bentes.
Segundo a subsecretária da Infância e do Adolescente, Taciana Flores, essa é uma grande oportunidade para esses jovens. “Por terem vindo a esse primeiro encontro, vocês mostram que têm compromisso com vocês mesmos e que têm a perspectiva de mudança de vida. Aproveitem essa oportunidade com os cursos do Acessuas Trabalho e o Jovem Aprendiz”, disse.