Inclusão digital: Tech Massa alcança a marca de 4 mil alunos em Maceió

13 de fevereiro de 2025 às 09:21
Maceió

Foto: Reprodução

Redação com Assessoria

“Realizei um sonho, que foi fazer um curso de informática. Eu não podia pagar. Agora vou aplicar esse conhecimento num emprego. Nunca desista”, relatou o jovem Pedro Daniel, emocionado ao descrever sua experiência com o curso de Informática para o Primeiro Emprego do Tech Massa. O depoimento dele é apenas um entre os milhares que ilustram o impacto do programa da Prefeitura de Maceió, que acaba de atingir a marca de 4 mil alunos qualificados na capital.

Pedro Daniel se emocionou ao receber seu certificado do curso de informática básica. Foto: David Silas / Ascom Sedciti.
Pedro Daniel se emocionou ao receber seu certificado do curso de informática básica. Foto: David Silas / Ascom Sedciti.

Mais do que ensinar ferramentas digitais, o Tech Massa da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) tem sido um caminho de transformação social, levando conhecimento e autonomia financeira para pessoas que enfrentam desafios na educação e no mercado de trabalho.

Antes do Tech Massa, Edeleia Ciriaco nunca havia usado um computador. Foto: David Silas / Ascom Sedciti.
Antes do Tech Massa, Edeleia Ciriaco nunca havia usado um computador. Foto: David Silas / Ascom Sedciti.

“Esse foi primeiro contato com um computador, e hoje em dia é essencial saber usar. Aprendi tanta coisa nesse curso que eu não fazia ideia”, destacou Edeleia Ciriaco, que também cursou informática.

Para o secretário da Sedciti, Sergio Cavalcante, o sucesso do projeto reforça a importância da inclusão digital. "O Tech Massa é muito mais do que um curso de tecnologia. É uma ferramenta que empodera as pessoas, abre portas para o mercado de trabalho e cria novas oportunidades. Chegar a 4 mil alunos qualificados é a prova de que estamos transformando realidades por meio da educação digital", afirma.

Atualmente, o caminhão-escola do Tech Massa está estacionado no Conjunto Rosane Collor, onde a adesão da comunidade tem sido alta. Em quase duas semanas na região, 400 certificados foram emitidos, um número 40% superior à média de outras regiões atendidas.

No local, o programa conta com a parceria da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e do instituto Sociedade Civil do Estado de Alagoas (Soceal) para ampliar ainda mais o alcance das iniciativas, englobando mulheres e população vulnerável.

Entre os cursos inclusos no Tech Massa, estão informática, empreendedorismo e WhatsApp para negócios. Interessados podem se inscrever neste link.