Prefeitura de Maceió intensifica ações para minimizar impactos das fortes chuvas

05 de fevereiro de 2025 às 14:30
SEGURANÇA

Foto: reprodução

Por Secom Maceió

Diante do alto volume de chuvas que atingiu a capital alagoana nas últimas horas, a Prefeitura de Maceió mobilizou equipes em diversas áreas da cidade para realizar reparos emergenciais e reduzir os danos à população. Nesse período, o município registrou 80% do volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) intensificou a limpeza e desobstrução das galerias de águas pluviais, além de avaliar outros canais de escoamento para evitar alagamentos. Para isso, estão sendo utilizados quatro caminhões especializados na desobstrução de bueiros e galerias, por meio da técnica de hidrojateamento, que utiliza jatos de água em alta pressão para limpar e liberar tubulações, facilitando o fluxo das águas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) informa que as famílias desalojadas podem se abrigar na Casa de Passagem Familiar, localizada na Travessa 13 de Maio, 151, em frente à Praça Rayol, no bairro do Jaraguá.

Após o contato das famílias afetadas, a Defesa Civil de Maceió realizará o registro da ocorrência e enviará a equipe da Diretoria Operacional para vistoriar as residências e, se necessário, encaminhar os moradores ao abrigo e a outros serviços da Assistência Social, como o auxílio-moradia. Para acessar o serviço, as famílias devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199.

As equipes da Defesa Civil estão em campo e todas as ocorrências estão sendo atendidas conforme o nível de risco. Até o momento, o órgão registrou 23 chamados, sendo oito relacionados a desabamentos parciais de residências e sete a alagamentos.

Paralelamente, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) está realizando diariamente a limpeza de canais, podas de árvores e a remoção de resíduos na foz do Riacho Salgadinho, a fim de evitar o acúmulo de detritos trazidos pelas chuvas.

Já o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) mantém agentes distribuídos pela cidade e orienta que motoristas redobrem a atenção ao trafegar, especialmente nas áreas mais afetadas. Devido às condições adversas, vias importantes como a Avenida Fernandes Lima, no Farol, e a Avenida Governador Afrânio Lages, que conecta o Bom Parto ao Jacintinho, apresentam pontos de alagamento e podem estar intransitáveis, sendo recomendada a utilização de rotas alternativas.

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC) está com agentes da guarda municipal prestando suporte à Defesa Civil, com o envio de equipes e viaturas para reforçar as operações em áreas estratégicas da capital.