Megaoperação combate o crime organizado na zona Norte do Rio
CNN Brasil
As polícias do Rio de Janeiro realizam, desde a madrugada desta sexta-feira (24), uma megaoperação para combater o crime organizado nos complexos do Alemão e da Penha, na zona Norte da capital.
A ação busca controlar ações de criminosos e combater o roubo de veículos e cargas na região metropolitana. Cerca de 500 policiais participam da operação.
De acordo com a polícia, um policial militar e uma vítima foram baleados e socorridos ao Hospital Getúlio Vargas, também na zona norte. Segundo informações, o baleado seria uma pessoa que estava próxima a estação Penha do BRT.
Moradores relataram tiroteios intensos durante toda a madrugada e esta manhã, além de barricadas queimadas e incêndios nas comunidades. Veja vídeos abaixo:
Foram mobilizados 12 veículos blindados, dois helicópteros, além dos equipamentos para remoção de obstáculos das vias, operados pelo Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE).
Participam das ações equipes do Comando de Operações Especiais (COE), das Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), com apoio de quase 20 Batalhões de Áreas, do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e das unidades da Polícia Civil: Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPE), Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC).
O Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) também atua preventivamente com o emprego de uma ambulância blindada.