Grupos da Copa do Nordeste 2025 serão definidos nesta terça-feira

14 de janeiro de 2025 às 09:34
Esportes

Foto: Reprodução

Redação

Acontece, na noite desta terça-feira (14), na sede Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2025. A cerimônia acontecerá às 20h e contará com a presença de representantes dos 16 clubes participantes.

Representando Alagoas, CRB e CSA entram na disputa posicionados no Pote 2, conforme o Ranking Nacional de Clubes de 2024. Apesar da expectativa por grandes confrontos, o regulamento da competição impede a ocorrência do Clássico das Multidões na fase de grupos, já que os dois melhores clubes de um mesmo estado não podem estar na mesma chave.

A edição de 2025 da Copa do Nordeste mantém as 16 equipes divididas em dois grupos de oito, mas com uma mudança significativa nos confrontos. Diferentemente do modelo do ano passado, os clubes de cada grupo se enfrentarão dentro de suas respectivas chaves, em turno único, totalizando sete jogos na fase inicial.

Ao fim desta etapa, os quatro melhores colocados de cada grupo avançarão para as quartas de final. Nos mata-matas, os cruzamentos seguem o padrão:

  • 1º do Grupo A x 4º do Grupo B;
  • 2º do Grupo A x 3º do Grupo B;
  • 1º do Grupo B x 4º do Grupo A;
  • 2º do Grupo B x 3º do Grupo A.

As quartas e as semifinais serão disputadas em jogos únicos, com mando de campo para a equipe de melhor campanha. Empates levarão a decisão para os pênaltis. Apenas a final será disputada em dois jogos, com o mando da partida de volta para o time que somar mais pontos ao longo do torneio.

A previsão de início da competição é para o dia 22 de janeiro, mas as datas oficiais serão confirmadas pela CBF nos próximos dias.

O sorteio

O sorteio dos grupos seguirá a ordem dos potes, começando pelo Pote 1. O primeiro clube sorteado será colocado no Grupo A, o segundo no Grupo B, e assim sucessivamente.

De acordo com o regulamento, além da proibição de clássicos estaduais na fase de grupos, estados com três representantes (Bahia e Ceará) terão critérios específicos: o segundo melhor ranqueado será alocado no grupo oposto ao primeiro, enquanto o terceiro poderá integrar qualquer uma das chaves.

Os potes estão definidos assim:

  • Pote 1: Fortaleza, Bahia, Ceará e Sport.
  • Pote 2: CRB, Vitória, CSA e Sampaio Corrêa.
  • Pote 3: Náutico, Confiança, Ferroviário e Altos.
  • Pote 4: América-RN, Juazeirense, Moto Club e Sousa.