Habilidade de articulação de JHC enfraquece política tradicional e faz aliados abandonarem os Calheiros
Por Berg Morais
Atuando de forma silenciosa nos bastidores, o prefeito de Maceió, JHC (PL), vem apresentando resultados que pareciam improváveis para uma grande parcela de analistas, mas que se tornaram realidade para toda a classe política: a chegada do vereador Kelmann Vieira e outros emedebistas.
A habilidade de articulação política de Jota está enfraquecendo a política tradicional, que tanto é questionada pela população. Ao seu modo, o prefeito da Capital está conseguindo mostrar que é possível fazer política sem ataques, mas agregando aqueles que podem ter divergências de ideias, mas que são capazes de estar juntos defendendo os interesses do povo.
Esse jeito novo de fazer política está dando muita dor de cabeça a alguns políticos tradicionais, como o veterano Renan Calheiros (MDB), que mantém aliados a força com a influência que ainda possui no Judiciário em Brasília.
No entanto, sozinho e sem padrinhos políticos, JHC está atraindo até “Calheiristas históricos” que estão abandonando aos poucos os Renans. Comenta-se nos bastidores que a chegada de Kelmann Vieira é só o início de uma iminente grande rebelião política.