ALE realiza eleição da nova Mesa Diretora em meio a polêmicas
Redação
A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) realizará nesta quarta-feira (11), às 16h, a eleição para definir os novos integrantes da Mesa Diretora da Casa, que atuarão no biênio 2025/2026. O pleito ocorrerá durante sessão ordinária e seguirá as regras estabelecidas no Regimento Interno da ALE e na legislação aplicável.
A votação abrangerá os cargos de Presidente, três vice-presidências (1º, 2º e 3º), quatro secretarias (1ª, 2ª, 3ª e 4ª) e duas suplências. Para o cargo de Presidente, as candidaturas são exclusivamente individuais. Já para os demais postos, é possível concorrer de forma individual ou por chapas. O registro de candidaturas precisou ser formalizado no Protocolo Geral da Assembleia até 24 horas antes do início da sessão.
Conforme o edital, é permitida apenas uma reeleição sucessiva para o mesmo cargo da Mesa Diretora. No entanto, os mandatos concluídos antes de 7 de janeiro de 2021 não serão considerados para fins de inelegibilidade, desde que os candidatos atendam aos demais critérios legais.
Nesta terça-feira (10), foram confirmados os registros de todas as candidaturas para os cargos em disputa. O atual presidente da ALE, Marcelo Victor, é candidato à reeleição, assim como todos os demais membros que compõem a Mesa Diretora. Segundo o deputado Bruno Toledo, atual vice-presidente, a composição permanece inalterada.
Além de Marcelo Victor na presidência, a atual formação conta com Bruno Toledo na 1ª vice-presidência, Gilvan Barros Filho como 2º vice-presidente, e Flávia Cavalcante na 3ª vice-presidência. Francisco Tenório ocupa a 1ª secretaria, seguido por Ricardo Nezinho (2º secretário), Marcos Barbosa (3º secretário), e Carla Dantas (4ª secretária). Os suplentes são Silvio Camelo e Dudu Ronalsa.
Nesta terça-feira (10), o deputado federal Alfredo Gaspar (União) ingressou com uma Ação Declaratória no Tribunal de Justiça de Alagoas na tentativa de impedir o que seria quarta eleição seguida do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (MDB).
“O atual mandatário Marcelo Victor quer ir para a quarta reeleição consecutiva. Essa imoralidade com desrespeito à lei não pode continuar. Por isso, irei até as últimas instâncias para que Alagoas faça parte da Federação. Alagoas tem que respeitar a lei. A Constituição vale também para os poderosos do Estado. Chega de impunidade e imoralidade", disse o deputado.