Delegado envolvido no caso Kleber Malaquias é afastado integralmente das funções
Redação
O delegado Daniel José Galvão Mayer, acusado de interferir nas investigações do homicídio do empresário Kleber Malaquias, teve um novo revés em sua carreira. Após ser afastado das funções finalísticas pela Polícia Civil em setembro deste ano, o magistrado agora está proibido de exercer qualquer atividade na corporação, por determinação da Justiça. A decisão atende a um pedido do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), que investiga o caso.
A medida cautelar, com duração inicial de 90 dias, pode ser prorrogada por igual período. O afastamento integral do delegado foi determinado em uma ação por ato de improbidade administrativa, movida pela 2ª Promotoria de Justiça de Rio Largo, com o apoio do Núcleo de Defesa do Patrimônio (Nudepat).
De acordo com as investigações do MPAL, o delegado inseriu provas falsas no inquérito policial, em conluio com outras pessoas, com o objetivo de manipular o resultado das investigações e induzir a erro o Judiciário. Essa conduta, segundo o Ministério Público, configura ato de improbidade administrativa e justifica o afastamento do cargo.
A decisão judicial se baseia na Lei de Improbidade Administrativa, que prevê o afastamento cautelar de agentes públicos quando a medida se mostra necessária para a instrução processual ou para evitar a prática de novos ilícitos.