Hospital Universitário realiza mutirão de cirurgias ginecológicas e urológicas

27 de novembro de 2024 às 16:06
Maceió

Foto: reprodução

Redação com Assessoria

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no último dia 23, um mutirão de cirurgias dentro do projeto “Ebserh em Ação”. Na ocasião, foram realizadas dez cirurgias ginecológicas e quatro urológicas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A ação denominada rosa e azul, em alusão a saúde do homem e da mulher, teve o objetivo de reduzir as filas de espera nas especialidades de ginecologia e urologia. Os pacientes foram escolhidos seguindo critérios médicos, através da triagem realizada pelos cirurgiões especialistas. Os procedimentos foram realizados por mais de 20 profissionais que fazem parte da equipe de enfermagem, equipe da farmácia, Central de Material e Esterilização (CME), médicos cirurgiões, e residentes do HUPAA.
 
A iniciativa faz parte do projeto “Ebserh em Ação”, que consiste em um mutirão que busca ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos em todo o país, além de se integrar à estratégia nacional para diminuir as filas do SUS. Além disso, o esforço conjunto busca promover o envolvimento dos programas de residência dos hospitais e universidades.
 
De acordo com o chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado do HUPAA, Newton De Barros Melo Neto, os procedimentos atenderam uma demanda reprimida de procedimentos como laqueadura, postectomia, tratamento cirúrgico de hidrocele e ressecção transuretral. “A ação também possibilitou uma atuação efetiva da residência médica, favorecendo o processo de formação profissional”, reforçou.
 
Ainda segundo Newton, no dia 14 de dezembro será realizado outro mutirão, voltado para a realização de cirurgias de hérnia e vesícula. A expectativa é que na ocasião, marcada como o “Dia E” da campanha, sejam beneficiados 10 pacientes do HUPAA que aguardam pelos procedimentos.