Trump define embaixador dos EUA em Israel: 'Líder na fé por muitos anos'

13 de novembro de 2024 às 07:44
POLÍTICA INTERNACIONAL

Foto: reprodução

Por redação com O Antagonista

O presidente eleito Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 12, a escolha do ex-governador do Arkansas, Mike Huckabee, para assumir o posto de Embaixador do Estados Unidos em Israel, em meio à guerra contra o terrorismo promovido pelo Hamas.

Em comunicado, Trump afirmou que o ex-governador é um defensor de Israel e “ama o país [Israel] e o povo o ama da mesma forma”: “Mike tem sido um grande servidor público, governador e líder na fé por muitos anos. Ele ama Israel, e o povo de Israel, e da mesma forma, o povo de Israel o ama. Mike trabalhará incansavelmente para trazer a paz ao Oriente Médio!“, escreveu o republicano.

Huckabee comemorou, através de seu perfil no X, a nomeação para o cargo: “Foi um dia incrível, pois Donald Trump me pediu para servir como Embaixador em Israel, uma terra que visito desde 1973, quando eu era adolescente. Será um privilégio servir meu país e meu Presidente nesta função“.

A escolha do próximo secretário de estado do país pode ser definida nos próximos dias.

Segundo a Fox News, a tendência é de que Donald Trump indique o senador Marco Rubio para ocupar o cargo por ele ser alinhado ao presidente em questões de política internacional.

Apesar de ter sido rival de Trump nas acirradas primárias republicanas de 2016 — ocasião em que Trump o apelidou de “Little Marco” — Rubio tornou-se um aliado importante do ex-presidente no Senado nos últimos anos. Sua nomeação, se confirmada, faria dele o primeiro latino a assumir o cargo de secretário de Estado nos EUA, um marco histórico.

A possível escolha de Rubio também foi elogiada pela Coalizão Judaica Republicana (RJC), que destacou seu histórico de apoio a Israel. O senador Norm Coleman, presidente da RJC, afirmou que “com Rubio liderando o Departamento de Estado, a América estará ao lado de seus aliados e enfrentará seus inimigos”, especialmente em tempos “extraordinariamente perigosos”.