Militares assassinados são enterrados no interior do estado

12 de novembro de 2024 às 15:27
Alagoas

Foto: reprodução
 

Redação

O 1º Sargento José Ailton Ramos de Oliveira, de 53 anos, conhecido como Sargento Oliveira, foi sepultado nesta terça-feira (12) em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas. A cerimônia, marcada por honras militares, reuniu familiares, amigos e colegas de corporação, que lamentaram a perda do policial, morto em serviço no último domingo (11).

Natural de Palmeira dos Índios e com 33 anos de carreira, Oliveira era um dos pilares do serviço de inteligência do 7º Batalhão de Polícia Militar. Ele e o Sargento Braulino Santos Santana foram alvejados durante uma operação no Sítio Antas, em São José da Tapera, em circunstâncias que ainda geram muitas dúvidas.

Inicialmente, a polícia informou que os sargentos haviam sido mortos por traficantes em um confronto. No entanto, novas informações apontam para uma versão diferente: os policiais teriam sido confundidos com criminosos e baleados por um colega de farda do Pelopes.

Testemunhas relatam que os sargentos estavam em um veículo descaracterizado, usando balaclavas, e que o primeiro disparo foi efetuado por engano. O segundo sargento, ao sair do carro para se identificar, também foi atingido. O policial responsável pelos disparos foi preso e teria entrado em depressão ao perceber a gravidade do ocorrido.

SSP/AL investiga o caso

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte dos sargentos. A versão oficial, divulgada no domingo, apontava para disparos acidentais durante uma operação para prender suspeitos de tentativa de homicídio. No entanto, as novas informações, incluindo o depoimento de testemunhas e a negativa do IML em relação à existência de corpos dos supostos criminosos, colocam em xeque essa narrativa.

A morte dos sargentos Oliveira e Santana causou grande comoção em Alagoas e reacendeu o debate sobre a segurança pública no estado. A corporação lamenta a perda de dois de seus mais experientes integrantes e exige uma investigação rigorosa para esclarecer todos os fatos.