Quem é a filha de Trump que misteriosamente se afastou da política?

11 de novembro de 2024 às 09:10
Mundo

Foto: Reprodução

UOL

Ivanka Trump, filha de Donald e Ivana Trump, participou ativamente das primeiras duas campanhas eleitorais do republicano à Casa Branca, mas, nos últimos dois anos, se afastou da política, em um movimento considerado "misterioso".

De conselheira ao afastamento

Nas duas últimas candidaturas, a filha de Trump era presença constante em comícios. Ela também participou da campanha na televisão e esteve em palcos de convenções nacionais. Segundo o jornal americano The New York Times, sua participação tinha o papel implícito de apelar para as mulheres eleitoras.

Ivanka foi a "conselheira do presidente". Durante o primeiro mandato de Trump, entre 2017 e 2021, a filha foi "assessora não oficial" de governo. Ela frequentemente aparecia em eventos públicos e fóruns internacionais como símbolo da administração do seu pai. Já seu marido, o empresário Jared Kushner, estava presente na gestão como assessor sênior.

A filha representava os "olhos e ouvidos" de Trump na Casa Branca. Segundo reportagem do jornal El País, embora não ocupasse o título de primeira-dama ou fosse contratada oficialmente, sua influência se refletia no fato de ter ganhado uma sala própria na Ala Oeste do escritório oficial do presidente.

Ivanka Trump, em evento de campanha em 2020 em Washington
Ivanka Trump, em evento de campanha em 2020 em Washington Imagem: Brendan Smialowski / AFP

Em alguns momentos, suas atuações foram vistas como nepotismo. Isso ocorreu, por exemplo, quando participou de cúpulas globais como o G20 ou esteve em reuniões com os líderes mundiais Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão, Angela Merkel, ex-chanceler da Alemanha, e Xi Jinping, presidente da China.

A filha fez um discurso emocionado para a reeleição de Trump contra Biden. Em 2020, quando Trump confirmou que disputaria a reeleição contra Joe Biden, Ivanka disse que seu pai "lutava com toda sua força e coração pela América". "Pai, as pessoas te atacam porque você é diferente. Eu te amo porque é sincero e te respeito porque é eficiente", disse, na noite em que ele foi oficialmente confirmado como candidato para disputar um segundo mandato.

O envolvimento de Ivanka com a política, no entanto, diminuiu na terceira campanha do pai. Em 2022, ela anunciou que seu apoio ao pai seria feito fora da esfera política. "Embora eu sempre ame e apoie meu pai, daqui para frente farei isso fora da arena política", declarou a filha de Trump em 2022 no Instagram. Kushner completou em sequência. "Estamos torcendo e orgulhosos por ele. Mas, de qualquer forma, nossa vida continuará seguindo em frente".

O jornal americano The New York Times classificou a ausência política de Ivanka como "misteriosa". Uma reportagem do jornal publicada no fim de outubro deste ano, pouco antes das eleições, dizia que "embora Ivanka tenha sido direta sobre sua ausência, politicamente falando, ela [ausência] continua um tanto misteriosa". Para o jornal, Ivanka se tornou uma observadora quase silenciosa —em um momento em que Trump enfrenta a perspectiva de quatro julgamentos criminais.

Continua após a publicidade

Na última campanha presidencial de Trump, Ivanka foi vista em momentos de lazer, mas apareceu pouco em eventos de apoio ao pai. O New York Times resumiu: "Ivanka Trump tem surfado. Ela posou em frente à Torre Eiffel e foi a uma festa de Fórmula 1 em Miami com um vestido vermelho. Deu um mergulho com seus filhos em uma banheira de hidromassagem, saiu com Kim Kardashian em Malibu e sorriu ao lado de seu marido, Jared Kushner, na Acrópole. O único lugar onde ela não esteve, no entanto, foi na corrida da campanha".

Atualmente, ela e o marido vivem com os filhos em uma ilha artificial em Indian Creek, conhecida como o "bunker dos bilionários". A filha de Trump e Kushner "passaram os últimos anos se ajustando à vida em Miami e não têm planos de voltar à arena política", segundo fontes ouvidas pelo Page Six.

Após a vitória de Trump contra Kamala Harris, Ivanka apareceu ao lado do pai e familiares na Flórida. Ela estava sorridente, usando um terno de veludo azul e batom vermelho.

Reality e economia: quem é Ivanka

Ivanka se formou em economia por uma das faculdades de negócios mais prestigiadas do mundo. Ela iniciou seus estudos na Georgetown University, em Washington, D.C., onde cursou ciências políticas durante um ano. Depois, escolheu seguir para a Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, onde se formou em economia pela Wharton School of Business.

Em 2009, ela se converteu ao judaísmo ortodoxo. E, em outubro daquele ano, Ivanka se casou com o empresário judeu Jared Kushner. Eles são pais de três filhos, Arabella, Joseph e Theodor.