Governador Paulo Dantas avalia deixar o cargo para disputa de 2026, mas enfrenta dilema com vice Lessa
Redação
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, afirmou publicamente que pretende concluir seu mandato, mas confidenciou que ainda considera a possibilidade de desincompatibilizar-se para disputar as eleições de 2026. Dantas, no entanto, colocou uma condição: só abrirá mão do cargo caso o vice-governador, Ronaldo Lessa, também se comprometa a renunciar, permitindo que outro membro da Assembleia Legislativa assuma a liderança do Executivo estadual, como ele próprio fez.
Essa exigência surge devido à falta de confiança de Dantas em seu vice. Lessa, que não faz parte do grupo político de Dantas, adota um estilo administrativo que difere daquele que vem sendo seguido pela gestão estadual desde 2022. Essa divergência de visões, segundo interlocutores próximos ao governador, reforça a hesitação de Dantas em permitir que Lessa assuma a chefia do Executivo.
Lessa, por sua vez, já declarou que, caso Dantas deixe o governo, ele permanecerá no cargo até o final do mandato e considera, inclusive, a possibilidade de buscar a reeleição. A decisão de Dantas, assim, torna-se um dilema político, colocando em evidência as diferenças internas da gestão e desenhando um cenário de incertezas para as eleições de 2026.