Tiroteio fecha a Avenida Brasil, no RJ, por mais de 2 horas; uma pessoa morreu e outras 5 ficaram feridas
Por redação com G1
A Avenida Brasil, uma das principais vias expressas do Rio, foi fechada por cerca de duas horas na manhã desta quinta-feira (24) na altura da Cidade Alta, na Zona Norte, devido a um intenso tiroteio que começou pouco depois das 7h. Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas após serem atingidas por disparos.
O tiroteio ocorreu durante uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel para prender criminosos que atuam no roubo de carros e cargas. Segundo a PM, os agentes enfrentavam forte resistência dos criminosos. A corporação chegou a avaliar interromper a ação, que se concentrou nas comunidades Cinco Bocas, Pica Pau e Cidade Alta.
Por volta das 9h15, a Avenida Brasil já tinha sido liberada com o trânsito intercalando em apenas um sentido liberado por vez, no modelo "Siga e Pare". Às 9h40, a via já tinha sido completamente liberada nos dois sentidos.
A circulação de ônibus que cruzam a região e de trens da Supervia também foi afetada. Algumas estações ferroviárias foram fechadas e houve redução de saída dos veículos.
Barricadas e valas
Para impedir a chegada da PM em localidades do Complexo de Israel, criminosos atearam fogo em vários carros e em barricadas. Com medo dos tiros, muitos motoristas e passageiros buscaram proteção nas muretas da Avenida Brasil.
Segundo a porta-voz da Polícia Militar, Cláudia Moraes, ao iniciar a operação, as tropas policiais se depararam com valas cavadas pelos criminosos para impedir o avanço dos agentes de segurança.
"Há relatos de que criminosos, na tentativa de fugir, saíram atirando. Por isso houve a necessidade de interrupção do fluxo da Avenida Brasil e dos ramais da Supervia”, disse a porta-voz da PM.