Sindicalistas realizam protesto contra a PEC 66 em Maceió
Por redação
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Alagoas e outras entidades sindicais estão realizando um protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66 na manhã desta quinta-feira (24), no bairro do Farol, em Maceió. O protesto ocorre na passarela em frente ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), e não afeta o trânsito da Avenida Fernandes Lima.
Os manifestantes ocupam a avenida apenas quando o sinal de trânsito está fechado, buscando dialogar com motoristas, motociclistas e pedestres. Durante o ato, são distribuídos panfletos com informações sobre a proposta e suas consequências para a população, especialmente para aposentados e pensionistas.
A PEC 66/2023, que já foi aprovada no Senado e aguarda análise pela Câmara dos Deputados, é alvo de críticas de sindicatos e movimentos sociais. A proposta prevê medidas que aumentam os encargos sobre aposentados e pensionistas, incluindo a possibilidade de confisco de parte dos rendimentos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Izael Pinheiro, destacou a importância de lutar contra a aprovação da PEC. Ele lembrou que, em Alagoas, já houve mobilização para barrar descontos contra as aposentadorias, mas, caso a emenda seja aprovada, o confisco pode voltar a ser realidade para os aposentados.