Milhares de devotos celebram a Padroeira do Brasil no Santuário Nacional
g1
Milhares de fiéis celebram neste sábado (12) o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.
O Santuário Nacional de Aparecida poderá abrigar até cerca de 35 mil pessoas por celebração nas seis missas que serão realizadas no dia 12 de outubro. Em 2023, a Basílica de Aparecida recebeu, entre os dias 3 e 12 de outubro, mais de 330 mil visitantes.
Com movimento intenso de devotos desde o início da semana, o Santuário Nacional irá acolher os romeiros ao longo da madrugada. A programação começa com uma vigília de 0h às 4h30. A primeira missa está prevista para às 6h (veja a programação completa abaixo).
A principal celebração do dia será às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Nos últimos anos, o religioso fez sermões no 12 de outubro com críticas ao aborto e também pediu orações pela paz na Ucrânia e em Israel.
Ponto de intensa visitação dos peregrinos, a passagem pelo nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida estará aberta desde a madrugada para os fiéis, assim como a Capela das Velas.
A Sala das Promessas e a Basílica Histórica também poderão ser visitadas desde cedo pelos romeiros e devotos. O Santuário Nacional de Aparecida vai ficar aberto 24 horas por dia até o próximo domingo (13), por conta da Festa da Padroeira.
Neste ano, a Festa da Padroeira tem como tema "Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança", convidando os fiéis a viverem o Jubileu.
Imagem de arquivo - Fachada do Santuário Nacional de Aparecida. — Foto: Gustavo Marcelino
Programação para o 12 de outubro
- 0h às 4h30 - Vigília Mariana
- 5h45 - Alvorada
- 6h - Missa
- 9h - Missa Solene
- 12h - Toque dos Sinos
- 12h - Missa das Crianças
- 14h - Missa
- 15h - Consagração Solene na Basílica Histórica
- 16h - Missa
- 18h - Missa de Encerramento
- Após a Missa de Encerramento, haverá a Procissão Solene e um show pirotécnico.