Operação da PF desmonta esquema de fraudes eletrônicas em contas bancárias
Redação
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (11) a Operação Vergel, com o objetivo de desarticular uma complexa rede criminosa especializada em fraudes eletrônicas em contas bancárias de diversas instituições financeiras do país.
Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido em uma residência localizada no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. O alvo da operação é um homem que recebeu mais de 30 transferências bancárias fraudulentas, somente da Caixa Econômica Federal, causando um prejuízo superior a R$ 30 mil.
A Operação Vergel é um desdobramento da Operação Não Seja Um Laranja 2, deflagrada pela PF em maio de 2023. Naquela ocasião, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Serra/ES, na residência de uma mulher beneficiária de mais de dez boletos bancários pagos com valores de vítimas da Caixa Econômica Federal.
As investigações revelaram um esquema sofisticado, onde os criminosos utilizavam múltiplas camadas de contas bancárias, especialmente contas digitais em diversas instituições financeiras, para dificultar a identificação e o rastreamento dos valores e dos envolvidos. Parte dos valores recebidos pela mulher da Serra era transferida para contas bancárias do homem em Maceió.
Os crimes investigados na Operação Vergel podem resultar em penas de até oito anos de prisão, além de multas. As penas podem ser ainda mais severas caso os crimes tenham sido praticados com o uso de servidores mantidos fora do Brasil ou se as vítimas forem idosas ou vulneráveis.