Erro de ofício pode causar perda de cadeiras de duas vereadoras eleitas no interior de AL
Por redação
Duas vereadoras eleitas para a Câmara Municipal de Anadia, no interior de Alagoas, podem perder suas vagas após um erro cometido pela própria Câmara de Vereadores do município. O problema surgiu em um ofício enviado à 48ª Zona Eleitoral, no qual a Câmara informou que 11 cadeiras estariam disponíveis para as eleições municipais de 2024. No entanto, esse número foi baseado no Censo de 2010, quando Anadia tinha 17.424 habitantes.
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da cidade caiu para 13.966 habitantes. Com essa nova contagem, o número de vagas na Câmara de Vereadores foi reduzido para 9, conforme estabelece o artigo 29 da Constituição Federal, que regula a quantidade de vereadores de acordo com a população do município.
Essa alteração pode afetar diretamente a eleição de Dra. Daniele Freire (PP), que obteve 649 votos, e Maura do Biaú (PSB), que recebeu 499 votos. Ambas devem ficar de fora da lista final de eleitos, conforme o que deve ser confirmado pela Justiça Eleitoral após a retotalização dos votos.
A Câmara de Vereadores de Anadia enviou um novo ofício nesta terça-feira (8) à 48ª Zona Eleitoral, atualizando o número correto de vagas. Entretanto, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda constavam 11 vereadores eleitos até a tarde de hoje. A retotalização oficial dos votos será realizada nos próximos dias, após análise do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).