Ministro Alexandre de Moraes autoriza volta do X no Brasil após pagamento de multas

08 de outubro de 2024 às 18:30
REDES

Foto: reprodução

Por redação

Nesta terça-feira (8), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou o retorno do X, antiga rede social Twitter, ao Brasil. A decisão foi tomada após a empresa cumprir obrigações judiciais e efetuar o pagamento de todas as multas pendentes, resultantes do descumprimento de decisões anteriores. O X estava fora do ar desde 31 de agosto, também por determinação de Moraes.

Contudo, o retorno da plataforma não será imediato. Para que o X volte a funcionar plenamente no país, as operadoras de internet precisam realizar os procedimentos técnicos necessários, conforme determinado pelo ministro. Moraes encaminhou a ordem à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta segunda-feira, e o órgão tem até 24 horas para repassar a determinação às operadoras.

O processo de restabelecimento, no entanto, pode levar algumas horas, já que o Brasil possui mais de 20 mil provedores de internet, segundo o Ministério das Comunicações. A complexidade técnica desse procedimento pode gerar atrasos na liberação do acesso à rede social.

Entre as operadoras que precisam liberar o acesso ao X está a Starlink, empresa de internet via satélite que pertence a Elon Musk, o mesmo proprietário do X. O prazo final para o cumprimento da decisão expira na tarde desta quarta-feira (9).