Operação iFraud: importação de celulares é alvo de ação em Maceió

01 de outubro de 2024 às 10:00
Maceió

Foto: Assessoria

Redação

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (1º) a Operação iFraud, que visa combater um esquema de importação e comércio fraudulento de smartphones. A ação resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em cidades como São Paulo e Maceió.

As investigações tiveram início após a Receita Federal identificar um influenciador digital, com mais de 600 mil seguidores, que ensinava seus seguidores a importar produtos dos Estados Unidos sem o pagamento de tributos. Através de plataformas online, o indivíduo promovia um método que permitia a importação de smartphones com evasão fiscal total ou parcial.

Além de oferecer cursos e consultorias sobre como burlar a legislação aduaneira, o influenciador também atuava como fornecedor direto de celulares importados de forma irregular. Para dar suporte a essa atividade criminosa, ele contava com uma rede de comparsas responsável por importar e distribuir os aparelhos de forma ilícita.

O grupo criminoso oferecia diversas modalidades de fraude, incluindo a remessa de produtos dos Estados Unidos para o Brasil com notas fiscais falsas e a possibilidade de retirada dos produtos no Paraguai. A Receita Federal interceptou duas remessas de celulares dentro do Brasil, nas quais não foram apresentados documentos que comprovassem a origem legal dos aparelhos.

Uma empresa identificada como distribuidora dos produtos importados irregularmente movimentou cerca de R$ 45 milhões em 2023 e adquiriu mais de R$ 1,8 milhão em criptomoedas. Nos primeiros meses de 2024, a empresa comercializou mais de 3 mil smartphones sem a apresentação de notas fiscais, o que caracteriza um crime de contrabando.

A Operação iFraud busca apreender provas que possam comprovar a prática de crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa. A Polícia Federal em Maceió, uma das cidades onde foram cumpridos os mandados de busca, informou que divulgará mais detalhes sobre a operação por meio de nota oficial.