Candidato à prefeitura de Santana do Mundaú aciona Justiça contra portal de notícias que divulgou fake news sobre sua campanha

30 de setembro de 2024 às 18:46
Eleições

Foto: assessoria

Assessoria

Na tarde desta segunda-feira, 30, o portal de notícias União Polêmico publicou uma nota sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) que determinou a remoção de publicações inverídicas na campanha do candidato à prefeitura de Santana do Mundaú, Edno Lino (PL). 

O portal distorceu a decisão do juiz eleitoral Lisandro Suassuna de Oliveira, utilizando a imagem de Edno Lino e afirmando que ele se referia à venda da água. 

Confira um trecho do que diz a decisão: “Diante desse contexto, requereu liminarmente a imediata retirada dessas postagens da rede social. Decisão, conforme ID 122383260, deferindo o pedido liminar. Devidamente citado, o representado apresentou contestação, alegando, em suma, o exercício da liberdade de expressão, a ausência de propaganda negativa e a ausência de fato sabidamente inverídico”.

A decisão do TRE-AL foi, na verdade, direcionada ao apoiador de Lino, Lucinaldo da Silva Costa, conhecido como Naldo Caetano, que mencionou a privatização da água. 

O candidato Edno Lino, representado pelos advogados Fabiano de Amorim Jatobá e Thiago Rodrigues de Pontes, solicita o direito de resposta, no processo sob número: 0600449-40.2024.6.02.0021, argumentando que o conteúdo é "calunioso, difamatório e claramente inverídico". A utilização indevida de sua imagem pelo portal evidencia uma tentativa de desinformação, visando prejudicar sua campanha, que tem se fortalecido a cada dia.