Trump encolhe e não tem vantagem em nenhuma pesquisa desta semana nos EUA

21 de setembro de 2024 às 08:25
Mundo

Foto: Reprodução

UOL

Na última semana, Kamala Harris teve vantagem ou empatou com Donald Trump em todas as 14 pesquisas eleitorais nacionais divulgadas nos Estados Unidos. Faltam pouco mais de 50 dias para as eleições.

O que aconteceu

Levantamentos analisam voto popular e não levam em consideração o sistema de colégio eleitoral. Nos Estados Unidos, presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados.

Um candidato precisa conquistar 270 dos 538 representantes (delegados) para ser eleito. O número de representantes é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada Estado. Dessa forma, o candidato que recebe a maioria dos votos populares não será necessariamente eleito.

Na Pensilvânia, democrata aparece em vantagem pela 1ª vez

Morning Consult: Kamala tem 48% das intenções de voto, contra 47% de Donald Trump. É a primeira vez que Kamala está numericamente à frente no estado roxo, extremamente decisivo nas eleições deste ano. Essa pesquisa estadual foi realizada com 1.756 pessoas entre 9 e 18 de setembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais. Ou seja, os dois candidatos ainda estão em empate técnico.

The New York Times/Siena College: Kamala tem 50%, já Trump marca 46%. A pesquisa foi realizada entre 11 e 16 de setembro, e tem margem de erro de 3,8 pontos percentuais.

Emerson College/The Hill: Trump marca 48%, Kamala fica com 47%. Na última edição da pesquisa, a democrata tinha reduzido a liderança de Trump e empatado em 48% com o candidato, mas viu seu número cair em um ponto percentual nesta semana. Ela foi realizada com 880 pessoas entre 15 e 18 de setembro, e tem margem de erro de 3,2%.

Confira resultados de pesquisas em todos os Estados Unidos:

Morning Consult

Kamala tem vantagem recorde sobre Trump em pesquisa. A democrata marcou 51% do interesse de votos, contra 46% de Donald Trump. A Morning Consult é a pesquisa com maior amostragem nos Estados Unidos, e a versão dessa semana contém a maior diferença já registrada entre os candidatos. A pesquisa foi realizada com 11.022 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro, e a margem de erro é de 1 ponto percentual.

Continua após a publicidade

Democrata domina intenções de voto de jovens e negros. 56% das pessoas entre 18 e 34 anos afirmaram voto em Harris, enquanto 78% dos negros disseram que vão votar na atual vice-presidente. Trump registrou 41% das intenções entre o primeiro grupo e 18% no segundo.

Eleitores veem Kamala melhor que Trump. A pesquisa relatou que 53% dos prováveis eleitores veem Kamala positivamente, enquanto apenas 44% enxergam Trump com bons olhos.

Big Village

Kamala marca 47,7%; Trump fica com 42,5%. A democrata ficou com uma vantagem de 5,2% na pesquisa desta semana, que foi realizada com 1.649 eleitores e possui margem de erro de 2 pontos percentuais.

Aprovação de Biden está em 40%. O presidente tem taxa de aprovação menor que a média entre a geração Z (28,1%), independentes (19,1%) e entre baby boomers, geração nascida entre 1947 e 1965 (38,9%).

19% dos eleitores acredita que Projeto 2025 devia ser implementado. Além disso, 44,9% acreditam que Donald Trump concorda com as ideias do pacote de medidas, embora ele tenha negado saber do que se trata múltiplas vezes. Ademais, 48,3% disseram que o Projeto 2025 é ruim para os Estados Unidos.

The Economist/YouGov

Kamala tem 49% das intenções de voto, contra 45% de Trump. Apenas 4% disseram estar indecisos entre os candidatos, e 5% afirmaram que podem mudar de ideia até a eleição. A pesquisa foi realizada com 1.445 eleitores entre 15 e 17 de setembro; a margem de erro é de 3,2%.

Democrata tem vantagem entre jovens; Trump entre idosos. Harris marcou 56% das intenções de voto com pessoas com idades entre 18 e 29 anos, contra 32% de Donald Trump. Já entre pessoas com 65 anos ou mais, o republicano registrou 55% das intenções de voto, contra 41% de Kamala Harris.

Entre eleitores de Kamala, 37% dizem que votam para Trump não se eleger. Enquanto isso, apenas 25% dos eleitores de Trump dizem votar no republicano para não eleger Kamala Harris.

The New York Times/Siena College

Kamala e Trump estão empatados com mesma intenção de votos. Ambos os candidatos marcaram 47% das intenções de voto, com margem de erro de 3 pontos percentuais. Foram ouvidas 2.437 pessoas entre 11 e 16 de setembro.

Continua após a publicidade

Com debate, Kamala tirou dois pontos percentuais de Trump. Antes do confronto, o republicano estava com vantagem de dois pontos percentuais na pesquisa do New York Times/Siena College, mas a democrata apareceu com mais intenções de voto depois do debate.

Americanos acreditam que Kamala venceu debate. 67% dos entrevistados acredita que a democrata se saiu bem, enquanto apenas 40% pensa que Trump teve um bom desempenho. O grupo mais entusiasmado com o desempenho de Harris no debate foi o eleitorado negro — 87% disseram que ela foi bem.

Outward Intelligence

Kamala mantém liderança na corrida eleitoral. A democrata marcou 51,2% das intenções de voto, contra 44,6% do republicano. A pesquisa foi realizada entre 15 e 19 de setembro, com 1.880 eleitores, e a margem de erro é de 2,3%.

Diferença entre candidatos é de 6,6 pontos percentuais. É a maior diferença registrada entre os candidatos nesta pesquisa desde que Joe Biden desistiu de sua candidatura.

RMG Research/ Napolitan Institute

Kamala Harris marca 50%, contra 48% de Trump. Nesta pesquisa, vantagem de Kamala voltou aos níveis anteriores ao debate, após um breve aumento da diferença contra Donald Trump. A pesquisa foi realizada com 2.969 eleitores, entre 16 e 19 de setembro, e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual.

Continua após a publicidade

Democrata tem vantagem entre hispânicos. Kamala Harris marcou 64% dos interesses de votos entre o grupo eleitoral, um dos mais disputados nas eleições americanas.

ActiVote

Kamala Harris aumenta liderança contra Donald Trump. A democrata marcou 52,7% das intenções de voto, contra 47,3% do republicano. A pesquisa foi realizada entre 11 e 17 de setembro, com mil eleitores, e a margem de erro é de 3,1%.

Homens preferem Trump; mulheres preferem Kamala. 58% das entrevistadas declarou que vai votar em Kamala Harris, enquanto apenas 42% vão votar no republicano. Entre os homens, 54% disseram preferir Trump, e 46% disseram que vão votar na democrata.

58% dos americanos de renda alta disseram preferir Harris. Entre a classe média e baixa, há empate técnico com vantagem para Donald Trump. Na classe média, 51% disseram preferir Trump, contra 49% de Kamala; na classe baixa, 52% afirmaram querer Trump reeleito, contra 48% que querem ver a vice-presidente por mais quatro anos no Salão Oval.

Beacon Research/ Shaw & Company Research/Fox News

Kamala Harris tem 50% das intenções de voto, contra 48% de Trump. No último mês, o republicano tinha registrado vantagem de 1 ponto percentual contra a democrata. A pesquisa foi realizada entre 13 e 16 de setembro, e possui margem de erro de 3 pontos percentuais.

12% podem mudar voto em Trump, contra 9% de Kamala Harris. A pesquisa registrou que, entre os eleitores de Kamala Harris, 90% estão certos de seu voto, contra 87% dos que declararam voto em Trump.

Motivos para preferência variam entre candidatos. Entre os eleitores de Kamala Harris, 42% disseram que votarão nela pelo seu currículo e histórico, 33% por não gostar de Trump e 24% pelo seu caráter. Entre os que querem reeleger o republicano, 72% vão votar nele por seu currículo e histórico, 19% por não gostar de Kamala e 8% pelo seu caráter.