Aposta para elevar a audiência matinal do SBT, o Chega Mais fracassou em seus seis primeiros meses no ar. Dividido em dois há um mês, passa vergonha nos relatórios da Kantar Ibope. A versão Chega Mais Notícias perde para o Jogo Aberto, da Band, e fica em quarto lugar na Grande São Paulo. Resultado: a produção lidera as demissões que vêm ocorrendo na emissora nesta semana.
Até esta quarta (18), 16 profissionais haviam sido demitidos do Chega Mais. Para se ter uma comparação, o Tá Na Hora, que também estreou em março deste ano, demitiu apenas três. O SBT está promovendo cortes de cerca de 20% de seus custos para evitar um rombo milionário no final do ano.
Desde segunda-feira, vem ocorrendo demissões em todos os departamentos do SBT, como antecipou o Notícias da TV no último dia 6. A emissora não comenta os cortes, portanto não divulga números oficiais. Os sindicatos dos radialistas e dos jornalistas ainda não têm um quadro completo. Segundo fontes na emissora, são mais de cem demitidos.
O Chega Mais lidera as demissões no SBT porque é a produção mais inchada. O programa recebeu cerca de 40 profissionais do extinto programa Eliana (2009-2024), de Eliana Michaelichen, que foi para a Globo e levou apenas uma produtora. Com a divisão do Chega Mais em dois, o Chega Mais Notícias foi absorvido pelo departamento de Jornalismo.
Os números do Ibope justificam as demissões. Desde que estreou, em 11 de março, o Chega Mais tem média de 2,1 pontos na Grande SP, com apenas 6,7% de participação no total de televisores ligados. Em seu horário, o SBT perdeu 33% da audiência no PNT (Painel Nacional de Televisão) em comparação ao mesmo período do ano passado (11 de março a 11 de setembro de 2023). Em Salvador, o ibope caiu pela metade.
O melhor desempenho do programa foi em 19 de agosto, com a cobertura da morte de Silvio Santos (1930-2024), quando registrou 3,1 pontos em São Paulo. Foi também em 19 de agosto que foi dividido em Chega Mais (das 9h30 às 11h40) e Chega Mais Notícias (até 13h30). A audiência do Chega Mais até melhorou (sua média desde então tem sido de 2,3 pontos em SP), mas a sua versão jornalística tem ficado em quarto lugar na Kantar Ibope.
O Chega Mais Notícias também tem dado 2,3 pontos, porém perdeu para a Band em 13 das 18 edições exibidas entre 19 de agosto e 11 de setembro. Em 28 de agosto, foi humilhado pelo Jogo Aberto, que abriu 0,9 ponto de vantagem (2,9 a 2,0).
O telespectador do Chega Mais é majoritariamente feminino (60%). Mais da metade (55%) tem acima de 35 anos e 60% são das classes C2, D e E, as mais pobres. Em todo o país, segundo projeção, o programa é visto por 1,4 milhão de pessoas por minuto. Pelo menos 71 milhões já assistiram à atração durante pelo menos um minuto neste ano.