Assassinato de Kleber Malaquias: delegado responsável por inquérito é detido pela PF
Redação
A investigação do assassinato do empresário e articulador político Kleber Malaquias ganhou um surpreendente desdobramento nesta quarta-feira (18). O delegado Daniel Mayer, que conduziu o inquérito à época, foi preso pela Polícia Federal (PF), sob a suspeita de ter induzido o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) ao erro.
No mês passado, a juíza Eliana Augusta Acioly Machado de Oliveira, da 3ª Vara Criminal de Rio Largo, aceitou um pedido de reconsideração feito pela defesa de Marcos Maurício Francisco dos Santos, um dos réus no caso. A
defesa argumentou que o tribunal foi induzido a erro pelo MPAL, com base em documentos fornecidos pelo delegado Daniel Mayer.
A promotora Lídia Malta confirmou a prisão do delegado, que atualmente ocupa um cargo de gestor na Diretoria de Polícia Judiciária (DJP1). A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) ainda não se pronunciou sobre o assunto.
O julgamento de José Mário de Lima Silva, Edinaldo Estevão de Lima e Fredson José dos Santos, acusados de matar Kleber Malaquias no dia 15 de julho de 2020, está marcado para esta quinta-feira (19). O crime ocorreu na localidade de Mata do Rolo, em Rio Largo. Inicialmente previsto para 17 de julho deste ano, o julgamento foi adiado e será realizado no Tribunal do Júri, no Fórum do Barro Duro, em Maceió.