TRE desmente: é falso que voto poderá ser usado como prova de vida para aposentados do INSS
Por redação
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) esclareceu recentemente que é falsa a informação de que o voto nas Eleições de 2024 será utilizado como prova de vida para aposentados do INSS. Mensagens circulando nas redes sociais alegavam que essa nova regra estaria em vigor, o que gerou confusão entre aposentados e beneficiários.
Segundo o TRE-AL, não há qualquer integração entre os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para esse tipo de verificação. A prova de vida continua sendo um procedimento à parte, conduzido de acordo com os regulamentos do INSS.
Apesar de uma portaria mencionar a possibilidade de cruzamento de dados entre os órgãos, isso ainda não foi implementado. A informação incorreta causou preocupação e confusão, levando o tribunal a emitir esclarecimentos oficiais.
O TRE-AL alerta os eleitores e beneficiários para que se informem por meio de fontes oficiais antes de acreditar em mensagens que circulam na internet e redes sociais.