Brasileiro prisioneiro da Ucrânia pode ser condenado como mercenário

17 de setembro de 2024 às 08:49
UCRÂNIA X RÚSSIA

Foto: reprodução

Por redação com Metrópoles 

A situação do brasileiro mantido prisioneiro de guerra pela Ucrânia segue incerta, com o risco de ele ser condenado como mercenário pelas autoridades do país. A revelação foi feita por Petro Yatsenko, representante da Coordenação para o tratamento de Prisioneiros de Guerra.

De acordo com a autoridade militar ucraniana, apesar de o brasileiro ter alegado que foi enviado para a guerra sem consentimento, seu status continua sendo de “prisioneiro de guerra como combatente”.

“Caso ele não tenha participado de crimes de guerra, ainda poderá ser condenado pelo fato de ser mercenário estrangeiro”, revelou Yatsenko.

Yatsenko afirma que o estado de saúde do brasileiro é considerado “bom”, e que a Ucrânia tem fornecido todo o suporte para o homem que ainda não teve sua identidade revelada.

“O estado de saúde do preso brasileiro é bastante bom”, disse o militar ucraniano ao ser questionado sobre o caso. “A Ucrânia fornece todas as instalações de cuidados médicos de acordo com a Terceira Convenção de Genebra. Ele também tem condições de vida confortáveis: três refeições por dia, pátio para caminhada, água quente e instalações esportivas.”