Mancha de ar seco chega perto de Alagoas, mas temperaturas seguem estáveis
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta grave para diversos estados brasileiros devido à baixa umidade do ar e às altas temperaturas.
Apesar da massa de ar seco está próxima de Alagoas, até o momento, a temperatura no estado se mantém estável, e por isso, não entrou no alerta. Em Delmiro Gouveia, por exemplo, que está próxima as cidades de outros estados que estão sendo afetadas, segundo o Clima Tempo, para os próximos dias, a temperatura pode chegar aos 32 graus. Já em Maceió, região litorânea, pode chegar aos 26 graus.
A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% em localidades como Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo, Maranhão e no Distrito Federal, aumentando significativamente o risco de incêndios florestais e trazendo prejuízos à saúde da população.
A baixa umidade pode causar o ressecamento das vias aéreas, aumentando a incidência de doenças respiratórias, como rinite e asma. Além disso, a irritação nos olhos, nariz e garganta é comum nesses períodos.