AL está entre os 15 estados com maior taxa de óbito em decorrência do consumo do álcool

30 de agosto de 2024 às 10:31
Saúde

Foto: Ilustração

Redação

Um dado preocupante sobre o uso de álcool em Alagoas. Esse é um dos temas em destaque da publicação Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2024, que está sendo lançada nesta sexta-feira (30) pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa).

Apesar de pequeno, o estado ocupa a 15° posição em óbitos por decorrência do consumo de álcool, com a taxa de 34,4 mortes a cada 100 mil pessoas, quando a taxa nacional é de 32,8. Representando 4% das mortes no país.

Outro número importante é de internações. Foram 26,9 a cada 100 mil alagoanos.

CISA

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool é uma das principais referências no Brasil sobre o tema e desde sua fundação, em 2004, vem contribuindo para a conscientização, prevenção e redução do uso nocivo de bebidas alcoólicas. Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a instituição dedica-se ao avanço do conhecimento na área, atuando na divulgação de pesquisas e dados científicos com linguagem acessível, na produção de materiais e conteúdos educativos e no desenvolvimento de outros projetos.