Israel diz ter identificado ação do Hezbollah e ataca “alvos terroristas“ no Líbano
CNN Brasil
O Exército de Israel iniciou, na noite deste sábado (24) – pelo horário de Brasília -, um ataque contra o que seriam, segundo as forças armadas do país, “alvos terroristas” no Líbano.
De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), o Hezbollah estava “se preparando para disparar mísseis e foguetes em direção ao território israelense”.
”Em um ato de autodefesa para dissipar essas ameaças, as Forças Armadas de Israel estão atacando alvos terroristas no Líbano, de onde o Hezbollah planejava lançar seus ataques contra civis israelenses”, afirmou o porta-voz das forças armadas israelenses, Daniel Hagari.
Não haverá pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, na manhã deste domingo (25), segundo a autoridade responsável pelo setor aéreo do país.
Nas áreas das Colinas de Golã ocupadas por Israel, as autoridades israelenses orientaram os moradores a permanecerem próximos a abrigos até atualizações e a cancelarem atividades públicas.
Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel disseram estar preparadas para quaisquer ataques.
Possíveis ataques contra Israel eram especulados como retaliação após a morte de um comandante militar do Hezbollah na capital libanesa, Beirute, e o assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, no Irã, nas últimas semanas.
Ataques do Hezbollah contra Israel partindo do sul do Líbano se tornaram recorrentes desde a escala nas tensões no território palestino da Faixa de Gaza, com o ataque do Hamas contra o território israelense e a consequente reação do país, em outubro de 2023.
Na sexta-feira (23), o Hezbollah reivindicou 15 ataques contra Israel. No mesmo dia, o grupo também reconheceu a morte de sete combatentes militares, sem especificar quando e onde foram mortos. Segundo as forças armadas israelenses, 110 projéteis foram lançados do Líbano em direção ao país na sexta.